RESONANCE

10.10.2024 - 31.10.2024 | Galerie Chevalier Parsua & Charles-Wesley Hourdé

RESONANCE brought together the latest pieces of Garcé and Dimofski alongside Studio Haos and Minjae Kim. During October 2024, these oil paintings were part of the RESONANCE show at Paris Art Basel hosted by Galerie Chevalier Parsua and Charles-Wesley Hourdé.


04.06.2024 - 19.08.2024 | Galeria do Campo Pequeno

Through the Forest Have I gone

PT

Through the Forest Have I gone é a primeira exposição em dupla de Maria Luz e Vasco Fragoso Mendes. A presente exposição reúne as peças de ambos os artistas onde a madeira é a matéria-prima de eleição: como um todo ou como suporte para a pintura a óleo. As obras criadas preservam a beleza natural da própria madeira, respeitando-a, e criando novas formas e imagens em torno das suas características estéticas e únicas. O título, retirado da peça “Sonho de Uma Noite de Verão” de W. Shakespeare (1594-1596), remete-nos para a dicotomia entre a cidade e a floresta, onde a primeira é um lugar de civilização, lei e ordem, e a segunda, um lugar de selvajaria, anarquia e caos. Neste lugar de negação da hierarquia existe uma oficina de madeiras, que entre o pó e o caos, dá asas a uma ideia que um só par de mãos não poderia concretizar. Assim, a fuga para a floresta é o mote de ambos os artistas, onde uma mão solta - livre de referências e preconceitos - nos traz um olhar aproximado sobre os detalhes e limites da representação de uma flor.

EN

Through the Forest Have I Gone" is the first joint exhibition of Maria Luz and Vasco Fragoso Mendes. This exhibition brings together pieces by both artists, where wood is the primary material of choice: either in its entirety or as a support for oil painting. The created works preserve the natural beauty of the wood itself, respecting it and creating new forms and images around its unique and aesthetic characteristics. The title, taken from the play “A Midsummer Night's Dream” by W. Shakespeare (1594-1596), refers to the dichotomy between the city and the forest, where the former is a place of civilization, law, and order, and the latter, a place of wildness, anarchy, and chaos. In this place of hierarchical negation exists an atelier, which, amidst dust and chaos, gives wings to an idea that a single pair of hands could not accomplish. Thus, the escape to the forest is the theme for both artists, where a free hand—unbound by references and prejudices—brings us a close-up view of the details and limits of representing a flower.


A Guerra e a Paz

24.05.2024 - 31.08.2024 | Casa da Cultura de Mêda

Os jogos tradicionais, aqueles que se vivem na rua - fora de casa - são fundamentais para o nosso desenvolvimento psicológico, social e emocional. As brincadeiras de rua levam-nos a viver desafios que são essenciais para que, mais tarde, na idade adulta, tomemos decisões e vivamos as nossas emoções com conhecimento de quem somos e dos nossos mecanismos internos.

Ao tratar o tema “A Guerra e Paz”, surgiu-me o pensamento “Talvez se tivessem brincado mais”, o qual deu origem à obra “O refúgio necessário”. Este processo foi uma busca da raiz do problema - a xenofobia, a raiva, o ódio, a diferença como algo pejurativo -  e da falta de empatia e sentido de comunidade que levaram alguém, um dia, a começar uma Guerra. Os jogos de rua trabalham precisamente estes lugares de contraste: a diferença de classes, a religião, o dinheiro, o respeito pelo outro, as vitórias e as derrotas. Seja convivendo na escola, no bairro ou no desporto, o lugar do jogo e da brincadeira é o espaço seguro de todas as crianças e onde, com tempo, todas as diferenças se neutralizam.

A obra “O refúgio necessário” surge assim como uma reflexão do espaço de segurança que todas as crianças deveriam poder viver e, assim que se sentissem preparadas, largar. Os objetos retratados pertencem a um morador local de Mêda, ao qual agradeço a simpatia e disponibilidade para que os pudesse mostrar na exposição. Felizmente, há quem guarde estes espaços seguros para sempre e, até, quem nem nunca deixe de brincar.

Mêda, Maio 2024


A Place to Play

16.09.2023 - 28.10.2023 | Galeria Municipal Jovem

PT

A Place to Play fez parte do programa cultural da C.M.Vila Franca de Xira para 2023/2024, onde todos os meses dois artistas expõe lado a lado na Galeria Municipal Jovem do Palácio da Quinta Municipal da Piedade.

O Pátio da Juventude pretende ser um pólo dedicado à arte, assente em laboratórios nas áreas das artes visuais, performances, fotografia e vídeo, privilegiando os jovens e promovendo trabalhos de interesse para o público juvenil. A galeria tem como objetivo a criação de um espaço expositivo que estimule a pluralidade artística, existindo como sala versátil e, em simultâneo, como um espaço de interligação entre vários tipos de arte. Desta forma, pretende-se criar uma Galeria que, para além dos métodos expositivos tradicionais, permita a realização de um programa cultural transversal a várias áreas artísticas.

Galeria Municipal Jovem

EN

Place to Play is part of Vila Franca de Xira City Council's cultural program for 2023/2024, where every month two artists exhibit side by side in the Municipal Youth Gallery at the Quinta Municipal da Piedade Palace.

The Pátio da Juventude aims to be a hub dedicated to art, based on laboratories in the areas of visual arts, performance, photography and video, focusing on young people and promoting works of interest to young audiences. The gallery aims to create an exhibition space that stimulates artistic plurality, existing as a versatile room and, at the same time, as a space for interconnecting various types of art. In this way, the aim is to create a gallery that, in addition to traditional exhibition methods, allows for a cultural program that cuts across various artistic areas.

Galeria Municipal Jovem


01.10.2022 - 15.10.2022 | P31 Júlio de Matos Hospital

2022 Young Art Prize by Millennium BCP and Carpe Diem

PT

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), o Manicómio, o Centro Português de Serigrafia, a Associação Inter.meada, a Abreu Advogados, A BASE Escola de Arte, a RAMA Residências Artísticas da Maceira, o CCCV e a Associação P28, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado na área das Artes Visuais - Criação e Programação (2023-2024), lançam com o apoio da Fundação Millennium bcp um concurso-prémio dirigido a alunos dos cursos de artes visuais finalistas em 2022.

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) é um projeto de produção cultural transversal de arte contemporânea e que visa propor novas direções na praxis da curadoria e produção de cultura contemporânea. É um projeto sem fins lucrativos, vocacionado para a experimentação. Esta experimentação passa pela definição e execução das linhas curatoriais, que se alteram de acordo com o contexto existente.

Carpe Diem Arte e Pesquisa

EN

Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), Manicómio, Centro Português de Serigrafia, Associação Inter.meada, Abreu Advogados, A BASE Escola de Arte, RAMA Residências Artísticas da Maceira, CCCV and Associação P28, within the scope of the Sustained Support Program in the area of Visual Arts - Creation and Programming (2023-2024), are launching, with the support of the Millennium bcp Foundation, a prize competition aimed at visual arts students graduating in 2022.

Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) is a transversal cultural production project for contemporary art that aims to propose new directions in the praxis of curating and producing contemporary culture. It is a non-profit project with a vocation for experimentation. This experimentation involves defining and implementing curatorial lines, which change according to the existing context.

Carpe Diem Arte e Pesquisa


São ou Não

23.09.2022 - 03.12.2022 | São Mamede Gallery

São mais de 50 anos de existência.
São parte da história da arte portuguesa.
São referência e testemunho do alto nível da produção artística em Portugal.

Os artistas da São Mamede são

o nosso passado,
presente
e futuro.

A vontade de apresentar e representar a diversidade de expressões plásticas é uma das constantes desta galeria. Um acervo que cresce com o passar dos anos e que proporciona um encontro entre gerações artísticas, onde o moderno e o contemporâneo coabitam num diálogo valioso.
Assim, a galeria São Mamede convida todos os jovens artistas e artistas emergentes que aspirem a mostrar a sua obra, a participar numa exposição coletiva a decorrer no novo espaço da galeria, situado na Rua Maestro Pedro de Freitas Branco, em Lisboa. Em setembro de 2022 o grupo de artistas selecionado participará numa exposição coletiva, servindo a galeria como espaço de convergência entre uma geração de artistas promissores e uma nova geração de colecionadores.

Galeria São Mamede 2022


Havemos de ir ao futuro!

30.04.2022 - 04.09.2022 | Zet Gallery

PT

Havemos de ir ao futuro! é a exposição coletiva que a Zet Gallery apresenta com obras de doze jovens artistas que consideramos serem o futuro da arte contemporânea nacional. Com curadoria de Helena Mendes Pereira e Filipa Leal, a exposição apresenta trabalhos com uma diversidade de meios e tecnologias nos seus processos criativos, convocando disciplinas que vão do desenho à arte computacional, passando pela pintura, escultura, serigrafia, performance e pelo uso da luz.

Zet Gallery

EN

We Shall Go to the Future! is a collective exhibition that Zet Gallery presented with works by twelve young artists that we considered to be the future of national contemporary art. Curated by Helena Mendes Pereira and Filipa Leal, the exhibition presented works with a diversity of media and technologies in their creative processes, calling upon disciplines ranging from drawing to computer art, including painting, sculpture, serigraphy, performance and the use of light.

Zet Gallery